TECNOLOGIA NAS ESCOLAS, SONHO OU REALIDADE.
Com as novas tecnologias, a escola deve se transformar em um local de pesquisa e aprendizado constante, onde o professor deve esta preparado para acompanhar estas atividades.
Entretanto, o que se percebe atualmente nas escolas, é a má utilização destes materiais tecnológicos, pois os professores não estão preparados para utilizar tais equipamentos de forma pedagógica.
Conforme o texto, o autor caracteriza os espaços ideais para se trabalhar com estes recursos tecnológicos:
O primeiro espaço é o de uma nova sala de aula equipada e com atividades diferentes, que se integra com a ida ao laboratório para desenvolver atividades de pesquisa e de domínio técnico-pedagógico.
Na realidade o que se percebe de acordo com a citação acima, é que as escolas não contemplam a proposta ideal do autor, pois, a maioria não possui laboratório para dar continuidade as aulas, através das pesquisas e aulas práticas.
“Precisa fundamentalmente de professores bem preparados, motivados, e bem remunerados e com formação pedagógica atualizada”. O material humano (professor) é sem duvida a peça fundamental do processo ensino e aprendizagem, devendo, portanto, ser valorizado quanto profissional.
Precisa também de salas confortáveis, com boa acústica e tecnologias, das simples até as sofisticadas. Uma sala de aula hoje precisa ter acesso fácil ao vídeo, DVD e, no mínimo, um ponto de Internet, para acesso a sites em tempo real pelo professor ou pelos alunos, quando necessário.
Na grande maioria das escolas brasileiras, os móveis das salas se constituem em carteiras, mesa do professor e quadro negro, essa e a nossa realidade.
“Os ambientes virtuais aqui complementam o que fazemos em sala de aula”. Neste trecho o autor fala da importância de se estar elaborando aulas tanto presenciais quanto virtuais, porem, o que se observa em nossas escolas(as poucas que tem um laboratório de informática) não disponibilizam do acesso a internet, ficando portanto impossíveis estas aulas virtuais.
Com as novas tecnologias, a escola deve se transformar em um local de pesquisa e aprendizado constante, onde o professor deve esta preparado para acompanhar estas atividades.
Entretanto, o que se percebe atualmente nas escolas, é a má utilização destes materiais tecnológicos, pois os professores não estão preparados para utilizar tais equipamentos de forma pedagógica.
Conforme o texto, o autor caracteriza os espaços ideais para se trabalhar com estes recursos tecnológicos:
O primeiro espaço é o de uma nova sala de aula equipada e com atividades diferentes, que se integra com a ida ao laboratório para desenvolver atividades de pesquisa e de domínio técnico-pedagógico.
Na realidade o que se percebe de acordo com a citação acima, é que as escolas não contemplam a proposta ideal do autor, pois, a maioria não possui laboratório para dar continuidade as aulas, através das pesquisas e aulas práticas.
“Precisa fundamentalmente de professores bem preparados, motivados, e bem remunerados e com formação pedagógica atualizada”. O material humano (professor) é sem duvida a peça fundamental do processo ensino e aprendizagem, devendo, portanto, ser valorizado quanto profissional.
Precisa também de salas confortáveis, com boa acústica e tecnologias, das simples até as sofisticadas. Uma sala de aula hoje precisa ter acesso fácil ao vídeo, DVD e, no mínimo, um ponto de Internet, para acesso a sites em tempo real pelo professor ou pelos alunos, quando necessário.
Na grande maioria das escolas brasileiras, os móveis das salas se constituem em carteiras, mesa do professor e quadro negro, essa e a nossa realidade.
“Os ambientes virtuais aqui complementam o que fazemos em sala de aula”. Neste trecho o autor fala da importância de se estar elaborando aulas tanto presenciais quanto virtuais, porem, o que se observa em nossas escolas(as poucas que tem um laboratório de informática) não disponibilizam do acesso a internet, ficando portanto impossíveis estas aulas virtuais.
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